segunda-feira, 28 de março de 2011

O Símbolo Perdido

O Símbolo Perdido (Dan Brown)



O simbologista Robert Langdon é convidado por seu amigo Peter Solomon para dar uma palestra no Capitólio dos EUA, Washington, e após uma viagem feita às pressas descobre que caiu em uma armadilha. Onde deveria acontecer sua palestra ele encontra apenas a mão cortada de seu amigo Peter, representando um convite para revelar um segredo muito antigo. Mal'akh, o sequestrador de Peter Solomon, está atrás de um portal místico que, segundo as lendas, lhe daria acesso aos Antigos Mistérios, uma grande sabedoria perdida no tempo. Segundo o sequestrador, Langdon é o único capaz de decifrar esse mistério. Com a ajuda de Katherine Solomon, irmã de Peter, ele parte em uma busca desenfreada por símbolos perdidos espalhados por Washington a fim de salvar seu amigo. Estranhamente a CIA está envolvida no caso e parece estar do lado inimigo.


Esse livro é fantástico. Dan Brow realmente conseguiu criar uma história que prende o leitor, uma história que enquanto se está lendo, toda a sua atenção está no livro. A obra fica ainda mais interessante com assuntos abordados no livro: Maçonaria e Ciência Noética.

O livro já começa com mistérios e após poucas páginas o ritmo acelera, e assim fica até o final. O enredo tem uma mistura de suspense, mistério e ação que vicia! É claro que tem suas exceções, principalmente quando o autor conta a história de Mal’akh, mas no geral o livro tem uma dinâmica muito boa, um ritmo eletrizante e dificilmente o leitor se desinteressa pelo livro. Dan Brown escreve de uma forma que cada página e cada capítulo prende a sua atenção. Perseguições, mistérios, assassinatos, explosões estão presentes em suas páginas. É fácil perceber as “técnicas” do autor: os capítulos são curtos e cada um tem a sua relevância para a história, de forma que o livro não fica enrolado nem cansativo. Entretanto, é fácil falar de técnicas e fórmulas. Difícil é pô-las em prática. Para ficar mais fácil: O Símbolo Perdido tem um ritmo, como todos dizem, de thriller.

As páginas vão passando uma após a outra. Isso se deve, além de sua rapidez, aos assuntos e cenários desse livro. O autor aborda temas como a Maçonaria, a famosa “maior sociedade secreta do mundo” (de secreta não tem nada), contando sobre rituais, lendas e mistérios envolvendo essa organização. Ciência Noética também é outro assunto interessante tratado no livro. Essa ciência existe e estuda a maneira que a mente humana interfere no mundo. Na vida real é pouco conhecida, entretanto, no livro, experiências em laboratórios futurísticos já comprovaram o poder da mente sobre a matéria. Além disso toda história se passa em Washington, em monumentos e edificações antigas da cidade a maioria relacionada a Maçonaria.

Enfim...Basicamente é isso. Eu gostei bastante do livro, mas para não dizer que é perfeito, há uma parte em que o autor de certa forma “mente” para o leitor com a finalidade de criar uma revelação impactante no final. Fora isso, O Símbolo perdido é recomendado a todos!!



9 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Pedro! Já li O Símbolo Perdido e curti bastante. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Enfim!A média do Skoob paa o Símbolo Perdido é boa mas dificilmente você encontra uma resenha positiva!Eu também gostei muito do livro!!!

    ResponderExcluir
  3. Também gostei muito do livro, achei muito legal a versão ilustrada dele, é enorme, pesado pra caramba, mas vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar da versão ilustrada.Queria poder ver as imagens!

    ResponderExcluir
  5. o livro é bom nehh mas pa quem nao sabe segundo as minhas pesquisas e outras linguagens ele fala do acordo que os macons fizeram com os illuminati

    ResponderExcluir
  6. A unico livro do autor que eu li foi O codigo da Vinci que até achei legal mas teve algumas coisinhas que não me fizeram ter vontade de ler outros livros dele. Não fez meu estilo a escrita dele, as vezes dá a impressão de que ele dá um control c e control v de alguma enciclopedia hauahauah

    enfim, gosto é gosto. E todo mundo fala que "O simbolo perdido" é mt bom, neh?

    teh mais

    p.s.: Estou com uma promoção lá no meu blog, se quiser dar uma olhada o link é esse http://migre.me/40r25

    ResponderExcluir
  7. Eu também gostei de o símbolo perdido. Mas para mim o melhor livro do Dan Brown é anjos e demônios(E a pior adaptação para cinema também).

    ResponderExcluir
  8. Anjos e Demônios eu ainda não li...Mas vou ler!

    ResponderExcluir
  9. Fiz uma resenha em meu blog sobre o livro, e por parte, sou da mesma opinião que a sua. O que não gostei foi seu final. Acho que você também entede isso. Fica um pouco a desejar. Mesmo com toda a fantástica historia no decorrer da obra, a conclusão fica meio de repente, acho que foi muito sem revelações.

    Abraços,
    Joshua - Blog Pensamentos do Joshua

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...