sábado, 21 de maio de 2011

Fortaleza Digital

Fortaleza digital (Dan Brown)


Susan Fletcher, criptógrafa da NSA, agência americana de segurança considerada mais poderosa que a CIA, tem sua rotina quebrada quando seu chefe, Strathmore, a convoca para resolver um misterioso problema. O supercomputador da NSA intercepta um código inquebrável, que nas mão erradas pode se tornar uma ameaça à segurança nacional.

Esse é o terceiro livro seguido do Dan Brown que faço resenha. Mera concidência? Claro que não. O estilo de escrever de Dan Brown é impressionantemente envolvente. Depois de ler um, vem aquela vontade de ler os outros, e quando você percebe, já leu três e  tem mais um à sua espera na estante. Fortaleza Digital é primeiro livro de Brown, lançado em 1998, é já apresenta as características que tornariam O Código da Vinci e os outro livros das aventuras de Robert Langdon um sucesso tremendo alguns anos mais tarde. Entretanto, para muitos, é o pior do autor. As justificativas variam de pessoa para pessoa, mas na minha opinião, os personagens da trama são muito superficiais.

O começo é muito enrolado. Os primeiros capítulos contam de forma maçante como se deu amor nada convincente de Susan Fletcher e David Becker e ao longo da trama são narradas as saudades do casal separado. Essa é a parte ruim do livro, o psicológico das personagens. Não parece algo verdadeiro. São essas as partes em que o leitor pensa "nossa, que coisa chata, acaba logo!". Além disso, a personalidades das personagens é mutável ao ponto do mocinho poder se tornar o vilão e vice-versa.


De qualquer forma, os mistérios e as perseguições, características marcantes do autor, estão presentes na trama da mesma forma que estão nos outros livros do mesmo. A história é muito bem amarrada com reviravoltas excitantes e um final pouco previsível. Quem é um fã dos livros de Dan Brown não tem nada a perder lendo "Fortaleza Digital".

5 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Pedro! Já li Fortaleza Digital e curti bastante. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Mas é coincidência nós estarmos lendo livros de Dan Brown simultaneamente. Depois de O codigo da Vinci, estou lendo Anjos e demonios.... mas foi casual, (cofcofbiblioteca..ofcof). Quem sabem um dia leio estes tbm.
    obrigado pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha ,muito boa!! Ainda não li Fortaleza Digital, mas adoro os livros do Dan Brown...

    ResponderExcluir
  4. da colecção de Dan Brown, ja li os O Código Da Vinci, Anjos e Demónios, A Conspiração, O Símbolo Perdido e Inferno, adorei e de longe que é o meu escritor preferido! além dos livros, ja vi os filmes que acompanham algumas obras dele, é um escritor espectacular e so me falta ler este Fortaleza Digital, aguardo ansiosamente por conseguir esta obra.

    ResponderExcluir
  5. da colecção de Dan Brown, ja li os O Código Da Vinci, Anjos e Demónios, A Conspiração, O Símbolo Perdido e Inferno, adorei e de longe que é o meu escritor preferido! além dos livros, ja vi os filmes que acompanham algumas obras dele, é um escritor espectacular e so me falta ler este Fortaleza Digital, aguardo ansiosamente por conseguir esta obra.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...