terça-feira, 13 de dezembro de 2011

[RESENHA] Querido John - Nicholas Sparks

     Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que esta pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo se transforma em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode transformar as pessoas de uma forma que jamais poderia imaginar.

    Divido em trê partes, "Querido John" se mostra praticamente impecável da primeira até a última página. Com uma história cativante, bem organizada e escrita (vale ressaltar que foi escrito em 1ª pessoa), além de personagens bem trabalhados, Nicholas Sparks peca apenas no desenvolvimento de algumas ideias.

   A história, muito bem trabalhada em quase todo livro, se mostra um dos principais motivos para os 5 milhões de vendas ao redor do mundo. O autor realmente criou uma "esfera" que prende o leitor do começo ao fim. A divisão ficou muito boa. Na primeira parte, percebe-se um ar mais romântico, onde é narrado pelo próprio protagonista o início e o ápice de sua relação com Savannah, como também a sua tentativa em tentar entender a cabeça do seu pai, um homem que sempre se mostra distante. A segunda parte narra o conflito de John em ter que escolher o exército e sua amada. Na terceira parte, John narra sua angústia com sua nova descoberta e também o desfecho surpreendente do livro.

   Os principais personagens são bem explorados pelo autor. John Tyree se mostra compreensivo, atencioso e capaz de fazer tudo pelo seu amor. Porém, percebe-se claramente a insegurança da personagem ao longo da obra. Desse modo, Nicholas Sparks trabalhou muito as características do personagem, que sempre demonstra seu receio de que  Savannah se apaixone por outro alguém. Além disso, o mesmo autor usa muito bem a relação do protagonista com o pai, e a insere no contexto Savannah/John. Já a Savannah é uma personagem adorável, que quer o melhor para sua família, para seus amigos, mas principalmente para seu amado. Chega até ser clichê. Entretanto, o personagem mais encantador de "Querido John" é o estranho e distante pai de John  Tyree. Ele é realmente fascinante pois, enquanto lê a obra, o leitor nunca sabe a sua reação, já que tem um comportamento misterioso. Não apenas isso, a sua paixão pelas moedas, e a restrição disto como único assunto discutido pelo senhor são mais dois elementos que tornam este senhor incrivelmente intrigante. Sparks conseguiu uma façanha ao criar e inserir muito bem esta personagem na história.

   Entretanto, o livro tem sua falha. E é até relevante. É bem notável uma mau construção de ideias na parte em que o personagem principal tem que abdicar de sua paixão, Savannah, para servir o exército. O "tapa buraco" (isso mesmo, ficou um pouco forçado) reside no fato que Tyree podia escolher entre a primeira e o segundo. O correto, com certeza, seria ele escolher se retirar da carreira militar para sempre, e viver o resto de sua vida com a bela Savannah, porém o mesmo escolheu continuar na carreira citada porque sentia que os Estados Unidos precisava dele, como se sentisse obrigado a ajudar no atentado de 11 de setembro. Aquele famoso sentimento patriota americano. Desse modo, a ligação entre isto e o fato de a partir daí Savannah Curtis começar a mudar em relação a como era antes, o que é de suma importância para a história, ficou mal feito, já que se o jovem a amava mesmo, não teria porque escolher o exército mais tempo do que já ficou.

   "Querido John", muito bem dividido, impressiona de tão tocante. Nicholas Sparks sabe mesmo como mexer com os sentimentos do leitor, e como aproxima-lo o máximo possível do enredo, fazendo com que ele realmente seja um espectador da visão de John Tyree, desde seu ápice de amor, até quando ele tem uma grande e lastimável surpresa ao longo do livro. Sim, para o mesmo ser impecável é preciso saber ignorar o  tal "tapa buraco".  No mais, a não ser que o leitor não seja adepto de histórias de amor, qualquer um que lê-lo provavelmente irá se encantar.

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha João! Muito em breve pretendo ler Querido John. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro e sou de mesma opinião. Nicholas soube construir a história, mas em alguns quesitos deixou muito a desejar...

    Abraços,
    Joshua - Blog Pensamentos do Joshua

    OBS: Se quiser visitar o meu blog, é só acessar www.pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do Nicholas e pretendo ler este e outros livros do autor. Já li um livro seu, ele realmente sabe passar sentimento. Pena que deixou a desejar em alguns pontos. Abraços e feliz natal!

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  4. Que feliz coincidência acaba de acontecer. Estou escrevendo para o blog e procurei aleatoriamente no google resenhas de "Querido John". Te encontrei! E fiquei muito feliz em poder ler a visão de outra pessoas acerca do livro. Fascinante. Com os devidos créditos, colocarei uma menção ao seu blog no "Vício Diário"(blog para o qual eu escrevo). Ah, gostei muito do "Epílogo" :)

    http://gabipuppe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...