sexta-feira, 27 de abril de 2012

#Dissertando: erros de português


É de conhecimento de todos a relação injusta que se estabeleceu entre os blogs e as editoras. Mas esse pequeno universo literário-virtual possui diversos outros defeitos que destroem aquela bela imagem ("lindos jovens debatendo sobre livros numa época na qual a juventude só quer saber de videogames") que vem à cabeça quando se fala em blogosfera literária. Realmente, a teoria é maravilhosa, e a prática também seria, se o que contasse fosse apenas a quantidade de leitura, afinal o que se ganha de livros sendo blogueiro não é pouco. Entretanto, esses jovens estão errando feio no quesito "blogar". Além das parcerias com editoras, existem outros fatores que contribuem para deixar essa blogosfera um saco. Por exemplo, erros de português.


Ler é a melhor forma de aumentar o vocabulário
e melhorar a escrita. Teoricamente?
Chega a ser contraditório, não? Logo as pessoas que se dedicam a comentar livros, que amam as palavras, que adoram ler. Infelizmente isso acontece, e bastante. Não é difícil encontrar alguns absurdos ortográficos enquanto se navega pelos blogs literários e suas postagens homogêneas. Não preciso citar exemplos, mas se você quiser ver alguns e dar umas risadas, você pode visitar o Vergonha Literária  que se encarrega de expor e criticar esses erros. Na verdade todos os blogs deveriam se preocupar com o português, porém os literários deveriam ser exemplo já que se propõe a discutir sobre livros, ou seja, estão intimamente ligados às palavras. O que pensar de um indivíduo que gosta de ler, que às vezes lê centenas de livros por ano, e consegue cometer erros gritantes como "des de"? 


Não que esse tipo de equívoco seja intolerável e que um blog ideal não o tenha. Deslizes todos cometem, aqui mesmo já cometi vários , principalmente no início, mas agora tenho um cuidado enorme e chego a fazer 3, 4, até 5 revisões nos textos das postagens antes de publicá-las. Porém, de vez em quando, um equívoco ou outro escapa e isso, com certeza, é compreensível. Por outro lado, fica claro que o blogueiro não tem esse cuidado quando os erros gramaticais e ortográficos são recorrentes. 


Não só por perfeccionismo, é interessante ser cuidadoso com o português já que a qualidade do texto é um elemento que pode pesar na hora de atrair leitores. Um texto mal escrito pode ser difícil de entender e, por consequência, afastar visitantes. Um pouco mais de cuidado e atenção antes de publicar as postagens não custa nada e torna o blog mais agradável de ser lido. Muitos blogueiros literários por aí deveriam pensar nisso...

Um comentário:

  1. Concordo com você. Diversos blogs por aí cometem erros gritantes de português pelo fato de não realizarem uma revisão no texto.
    Eu comecei um blog recentimente com meus amigos, e, nos posts que faço, tento sempre errar o menos possível. Mas como você disse, todo mundo erra de vez em quando.
    Se você puder fazer uma visita seria muito legal! Gosto muito de seu blog e já estou te seguindo!

    blog-exlibris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...