domingo, 27 de fevereiro de 2011

Brisingr


Título:  Ciclo Herança- Brisingr 
Autor: Christopher Paolini

  Brisingr é o terceiro livro da Trilogia Herança. A aguardada continuação de Eldest é repleta de batalhas e narra o amadurecimento de Eragon. A batalha final se aproxima e Eragon tem que descobrir alguma forma de derrotar  tirano.

  É simplesmente muito difícil fazer uma boa sinopse desse livro, porque quando se lê uma, espera-se um compacto da história do livro e principalmente a ideia central. Eragon conta a história de um garoto vira Cavaleiro de Dragão e parte numa jornada para se vingar dos assassinos de seu tio; já Eldest conta  a jornada de Eragon para seu treinamento na terra dos elfos. Se você leu Brisingr, tente criar uma frase que passe a ideia principal do enredo. Provavelmente você não vai conseguir. Se "Eldest" tem um enredo enrolado, esse é parado. A história fica à deriva, o autor não tem um foco, um objetivo. Parece que tudo que lhe vem à cabeça ele coloca no livro e acaba que não avança. Resultado: Christopher Paolini resolve estender a "trilogia", tornando-a um "ciclo", e o fim da história de Eragon adiado para um próximo livro.

  Brisingr, como os anteriores, tem muitas partes que te prende, as tais batalhas. Nesse quesito o autor tira nota dez. Quem não se empolgou ao ler o embate entre Eragon e Murtagh, ou a batalha em Helgrind? Durante a leitura a sensação é de estar lendo o melhor livro do mundo. Ele não é maçante, Christopher escreve de uma forma fluída, as páginas vão passando sem você perceber. No entanto isso se aplica somente ao texto. Após as centenas de páginas que autor teve para finalizar a trilogia, não houve quase nenhum avanço. Muita enrolação. Brisingr não tem estrutura de uma narrativa, é muito solto, o autor não procura fazer a história andar. A desculpa que três livros não seriam o suficiente para terminar a história não pega. Se ele quisesse escrevia dois apenas e ficaria muito bom. Mas não, aos olhos de quem tem a mesma opinião que eu, parece que Christopher quis ganhar mais dinheiro estendendo a série. Para não dizer que não houve nada imppraticamente desnecessário. O autor, por exemplo, entope o livro com as partes de Roran, que se torna, literalmente, um super-herói. Tais partes não servem para nada, não tem nenhuma relevância para história.

  É claro que Brisingr tem suas partes boas, mas como isso é uma resenha tenho que ter uma visão geral, afastada do livro. Esse terceiro volume tinha tudo para consertar os erros de Eldest e fechar com chave de ouro o trilogia. Infelizmente o autor enrolou, enrolou e deixou os leitores não mão. Ele ainda pode se salvar com o último livro, mas pelo visto será mais um livro "lento": Brisingr foi lançado em janeiro de 2008, nos EUA, ou seja, estamos esperando o final do Ciclo a mais de três anos. Agora é esperar... Vou admitir que quando terminei Brisingr, o considerei um dos meu livros preferidos (no Skoob dei nota 5). Mas fazendo uma análise mais crítica tive essa percepção acima. Como fã da série estou ansioso para o lançamento do último livro e torcendo para que este seja muito bem escrito.
E vocês?

Um comentário:

  1. Oi, tudo bem ?
    Tem vários selinhos para você la no meu blog.
    lireliegostei.blogspot.com
    Até!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...