quarta-feira, 13 de julho de 2011

Anjos e Demônios

Capa Nova

Às vésperas do conclave, a eleição que decidirá o novo Papa, Robert Langdon é chamado para ajudar na solução de um perigoso problema: os "preferiti", os quatro cardeais mais cotados para serem eleitos Papa, são sequestrados e uma "bomba" de antimatéria, roubada da CERN (European Organization for Nuclear Research), é instalada dentro do Vaticano. Quem reclama a autoria do sequestro e a instalação da bomba é uma antiga sociedade secreta inimiga da Igreja, considerada extinta: os Illuminati. Correndo contra o tempo para salvar os cardeais e encontrar a bomba que levaria a cidade do Vaticano inteira pelos ares, Robert Langdon conta com a ajuda de Vittoria Vetra, uma bela cientista da CERN, para desvendar pistas espalhadas por Roma que levariam ao antigo refúgio dos Illuminati.


Está aí mais um livro de Dan Brown ilustrando as postagens do blog. Mas a maneira como ele escreve é impressionantemente atraente, prendendo o leitor as suas páginas. Anjos e Demônios não é diferente (chega a ser igual demais). Possui uma temática muito interessante promovendo debates sobre ciência e religião.


A narrativa é recheada de mistérios, conspirações e reviravoltas, características marcantes do autor nos outros livros. Acrescentando um ritmo de "corrida contra o tempo", o livro se torna extremamente cativante, difícil de largar. Mas está aí um sério problema: os livros se parecem demais uns com os outros. É como se Dan Brown usasse o mesmo molde para fazê-los, mudando apenas alguns ingredientes. Sempre há um assassinato; a filha do assassinado; a famosas reviravoltas, quando descobrem que o bonzinho é o vilão e vice-versa. Dan Brown   só faz repetir a receita do sucesso.


Por outro lado, temas muito interessantes são abordados em Anjos e Demônios como a antimatéria e os Illuminati, que por causa do livro, se tornam muito mais conhecidos. Além da temática, Dan Brown promove nas páginas do livro um debate sobre os papeis da religião e da ciência na sociedade moderna. Escolha seu lado!

6 comentários:

  1. Tbm achei muito parecido quando li esse livro; os mesmos ingredientes;
    Por outro lado, quase abandonava a leitura - até a página 50 ou 60 é muito chato e sem muita emoção - só depois disso é que o livro desencana e flui q é uma blz;

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Pedro! Já li Anjos e Demônios e curti bastante. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Já lia Anjos e Demônios e gostei bastante. Agora pretendo ler O Código Da Vinci.

    Ótimo post!!
    Bejins;
    http://universo-invisivel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Esse foi o primeiro livro do autor que eu li, estou agora com "O Código da Vinci" e estou bem empolgado em começar a lê-lo. Eu simplesmente adorei Anjos e Demônios, talvez seja até porque tenha sido o primeiro livro do autor que eu li. Enfim, parabéns pela resenha. Espero que não sinta esse mesmo déjà vu ao ler O Código da Vinci. Abraços,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  5. Assim como o Bruno, "Anjos e Demônios" foi o primeiro livro do autor que eu li, mas agora pulei "O Código da Vinci", rsrs, e estou lendo "O Símbolo Perdido".

    Concordo com você que a estrutura dos livros de Brown é a mesma, e, como Noah disse, demora um pouco pra trama engatar, mas mesmo assim adoro os livros deles, e o que cativa é que eles nos apresenta o assassino de cara - uma sacada interessante - mas sem deixar de lado o gênero investigativo.

    ResponderExcluir
  6. O interessante é que apesar da estrutura ser a mesma, os livros não se tornam chatos ou menos atraentes, pelo menos na minha opinião. Entretanto, para muitos, essa estrutura já está desgastada; acho que Dan Brown tem que dar uma renovada em seu próximo livro. Ah, obrigado pelos elogios pessoal!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...