sábado, 6 de agosto de 2011

[RESENHA] A Pirâmide Vermelha

"A pirâmide vermelha" conta a história de dois irmãos que vivem separados desde que sua mãe morreu misteriosamente. Carter Kane passara anos de sua vida sem frequentar escola, e sem ter amigos, apenas viajando com seu pai: Julius Kane, um famoso egiptólogo. Tudo o que sua irmã queria, Carter tinha: o convívio com o pai. Já Sadie Kane sempre viveu em Londres com seus avós, e tinha tudo o que o irmão sonhava: Escola, casa e amigos. Durante anos e mais anos, os filhos do Dr. Julius só se encontravam uma vez por ano. Até que algo inesperado acontece. Algo que muda o rumo de suas vidas! Quando seu pai resolve leva-los até o British Museum, eles presenciam uma explosão magnífica, que provoca o desaparecimento de Julius. Desolados, ambos ainda descobrem algo ainda mais assustador: Os deuses Egípcios estão despertando!

Nesse primeiro livro das Crônicas dos Kane, Rick Riordan resolveu manter a fórmula de Percy Jackson e os Olimpianos: narração em primeira pessoa, e forte presença de elementos mitológicos. Tudo que fez de Percy, o semideus mais famoso do mundo literário. No entanto, "A pirâmide vermelha" tem algo evita que os livros de Riordan caiam na monotonia. Mitologia Egípcia. Muito menos conhecida que a grega, ela faz com que o livro se torne muito mais intrigante, pois seus leitores estarão sempre com uma motivação a mais, que é conhecer melhor a história egípcia. Bela ideia do autor.

O livro começa levantando grandes mistérios, como a morte de Julius, o que ele queria fazer com a Pedra de Roseta, porque os deuses do Egito estão despertando, o que Set, o mais perigoso deles prentende fazer, e o mais importante: O que a família de Carter e Sadie tem haver com tais acontecimentos. Cada um desses questionamentos vai sendo esclarecido ao longo do livro.

Um ponto interessante, é que dessa vez o Rick Riordan conciliou muito bem momentos de mais diálogos e mistérios, com momentos de mais intensidade, como em lutas e perseguições mágicas, algo que pouco existiu em Percy Jackson, que era praticamente feito de momentos de mais aventura e ação. No entanto, para os fãs que pensarem que o livro vai perder em emoção, não se enganem, pois o autor cativa de uma forma quase que perfeita quando foca a história em diálogos. Isso pode ser facilmente percebido quando o "Ba" de Carter ou Sadie saem para dar uma "voltinha". Esses trechos sempre terminam deixando quem lê o livro com grandes expectativas, coisas do tipo, "o que será que vai acontecer agora?", "será que isso é verdade?". Outro ponto positivo é que apesar da narração ser em primeira pessoa, tem-se sempre duas visões, dois panoramas da narração, já que a cada dois capítulos troca-se de narrador, alternando entre Carter e Sadie. Assim, a leitura fica muito mais divertida e dinâmica , ora com o jeito mais descontraído do primeiro de narrar, ora com o jeito  mais sentimental da segunda de narrar.

Porém, não tem como não ressaltar que a velha imaturidade de escrever de Riordan ainda assola seus livros. Tais como xingamentos bobos, brincadeirinhas ridículas por parte dos irmãos, tudo o que acontecia em sua primeira série. Ainda vale lembrar que apesar da leitura ter ficado melhor com dois narradores, em terceira pessoa seria bem melhor. É uma pena, pois com a correção desses dois elementos, o livro ficaria perfeito.

6 comentários:

  1. Não li nada ainda do Rick Riordan, mas tenho muita curiosidade!
    Legal ele falar de mitologia egípcia, realmente ela quase não é falada por ai!
    Como não li nada, não posso opinar sobre isso que você disse de ser em primeira pessoa e das piadas e tal!
    Boa resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ahh, eu quero ler :D
    To lendo a Saga de Percy Jackson e to amando,
    quando acabar com certeza vou ler esse.
    Otima resenha ^ ^

    Feh
    http://clouds-of-cotton.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Li a pouco tempo este livro e gostei.

    Mas prefiro outras séries do Rick, em preferencia a 39 clues. É perfect!

    Bia | Blog Livros e Atitudes

    ResponderExcluir
  4. Estou morrendo de vontade de ler os livros do Rick Riordan, todo mundo fala muito bem. Quanto àquilo que você falou no final, sobre as briguinhas e tal... deve ser porque o livro é mais jovem, não é? Se os personagens são jovens eles têm que fazer isso. Adorei a resenha, bem sincera. Pretendo ler o livro o mais breve possível. Abraços,

    @minha_estante - Minha Estante

    ResponderExcluir
  5. Oie td beem??
    Estou mandando um selinho para seu blog, é só entrar nesse linck:
    http://des-autorizados.blogspot.com/2011/08/meme-e-selo-de-qualidade.html
    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem ?

    É a primeira resenha que leio deste livro, nunca li nada do Rick Riordan, mas pretendo ler. Me interessei bastante neste livrooo !!!

    Bjoos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...