terça-feira, 9 de outubro de 2012

Resenha: 1808, Laurentino Gomes

1808- Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e Mudaram a História de Portugal e do Brasil é um livro de História do Brasil, escrito por Laurentino Gomes, que tem como foco principal a vinda de D. João VI e sua corte para o Brasil, sua estada aqui e o contexto histórico envolvido. Lançado em 2006, se tornou sucesso de vendas no Brasil e em Portugal, arrebatando importantes prêmios da literatura nacional, como o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria de livro reportagem e de livro de não-ficção. O sucesso e as premiações alcançadas por essa obra são consequências da seu nobre objetivo aliado à qualidade, no aspecto linguístico, pois o livro é muito bem escrito e de linguagem acessível, e no aspecto bibliográfico, visto que o autor se baseia numa minuciosa pesquisa historiográfica, utilizando uma enorme gama de fontes para compor a obra. 

Primeiramente, a obra de Laurentino Gomes possui uma linguagem acessível aos leitores que não estão acostumados com o gênero. Qualquer outro livro do mesmo tema provavelmente possui uma linguagem muito mais rebuscada que torna a leitura cansativa e chata. O texto no estilo jornalístico adotado pelo autor deixa a leitura mais interessante e fluida. Assim, fica muito mais fácil entender a história e o contexto em que se deu a partida da família Real para o Brasil. De certa forma, a história até se torna intrigante e envolvente. Por exemplo, o autor apresenta algumas curiosidades, que, do ponto de vista histórico, não são muito importantes, mas que auxiliam o entendimento de como funcionava a sociedade na época. É uma forma simples de divertida de entender a História  e até com certa profundidade. Vale ressaltar que todo o texto é baseado numa profunda pesquisa feita pelo autor, que compõe uma confiável bibliografia ao livro. 

Edição Juvenil
É um livro recomendado a todos. Apresenta um panorama da sociedade brasileira da época, principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia. Outro aspecto interessante é que os fatos não são apresentados de forma isolada, e sim de modo que  sejam envolvidos pelo contexto histórico, como as Guerras Napoleônicas e o Congresso de Viena. Em suma, é essencial para quem quer entender melhor a história do Brasil  e de Portugal de uma forma acessível.

CURIOSIDADE: em 2008 foi lançado uma edição juvenil de 1808. É uma edição condensada e com belas ilustrações. Muito interessante!

9 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar do livro, mas nem tinha me interessado pensando que seria uma leitura maçante. Mas sua resenha mostrou um ponto de vista diferente, e acho que a leitura me agradaria...

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojosua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensava a mesma coisa! Abra a mente e dê uma chance ao livro (-:

      Excluir
  2. Eu sou louca pra ler esse livro. Desde que uma professora do ensino médio, cansada do desinteresse da turma pelo livro de história - que conste nos autos: Enorme, pesado e complicado - resolveu passar a xerox de algumas páginas do 1822. Ainda não o li por inteiro também, mas a escrita do Laurentino me cativou.

    Beijos!

    http://devaneandopravariar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah eu gosto desses livros história. E como disse o Joshua, tem-se que dar uma chance pra essas leituras, porque leitura não deve ser passiva, às vezes é necessária ler assimiliar e botar pra fora, tem que ter o retorno como minha prof de literatura tava falando hoje cedo. E no mais, o livro de Laurentino tá na lista de mais vendidos não é à toa.

    ResponderExcluir
  4. Desativa essa verificação de letras Borges :D

    Eu tenho uma política de não ler livros que tragam na capa "mais de XX mil unidades vendidas" ou "autor dos best sellers fulano e cicrano", como vc já sabe. Mas como muitos conhecidos elogiaram vou dar uma consideração pro exemplar, até porque também gosto de leituras jornalisticas, estilo veja. Repare que as linhas são bem espaçadas, com dedicação uma pessoa consegue dar cabo de 1808 em um dia não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela dica!
      Eu não vejo nenhum problema nessas "publicidades", afinal, todo bom capitalista quer atrair atenção e vender mais. Agora, se o livro é bom ou não, são outros quinhentos! Esse aí eu recomendo :-)

      Excluir
  5. Este livro é um dos que eu sempre tive curiosidade em ler, uma porque é um tema diferente do que estou habituada e porque fala de história, o que acho interessantíssimo.

    Adorei a resenha, vou ver se compro ele ou peço de natal!

    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre tive vontade de ler esse livro, adorei a resenha.

    Abraços,

    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...