sábado, 22 de dezembro de 2012

Dica de Filme: O Efeito Borboleta

A dica de filme de hoje é um muito famoso: O Efeito Borboleta. O longa, de 2004, estrela Ashton Kutcher como protagonista (fato que alguns acreditam ser o motivo do deste não ser tão reconhecido) e aborda um tema semelhante ao de Looper: Assassinos do Futuro, porém com uma perspectiva diferente: a viagem no tempo. O Efeito Borboleta alia a esse tema o lado psicológico e humano, o que o torna mais drama que ficção científica.

A história gira entorno de Evan Treborn (Ashton Kutcher) que, na sua juventude, sofria de blecautes mentais em momentos importantes de sua vida e acordava instantes depois sem lembrar do que havia acontecido. Com o passar do tempo, esses blecautes  se tornam raros na vida de Evan. Já adulto, ele descobre uma forma de lembrar o que havia se passado nos momentos de blecautes, lendo o diário que escrevia quando era jovem, e uma maneira misteriosa de reviver o passado e alterar o presente.

O filme apela para o lado psicológico e dramático, focando principalmente, no modo como pequenas atitudes no passado alteram drasticamente o futuro das pessoas e as relações entre elas. Este é o grande ponto do longa-metragem. Na tentativa de melhorar sua vida, o relacionamento de Evan e Kayleigh (Amy Smart), a garota que ele ama,  e das outras personagens sofrem constantes reviravoltas que deixam quem assiste na expectativa de saber como termina. O Efeito Borboleta com certeza não é previsível.

Além disso, exige que o espectador fique sempre atento devido à lógica de viagem no tempo criada e ao ritmo no qual ele de desenvolve. O modo como a trama envolve o espectador é impressionante, tomando toda sua atenção para a história e seu desenrolar. Recomendado para quem gosta de thrillers.

Porém, o mais surpreendente é como O Efeito Borboleta provoca reflexões durante e após o mesmo. De forma maximizada, o que é importante para que o filme tenha impacto, ele mostra como atitudes e acontecimentos considerados pequenos podem ter grande interferência no futuro. E com todas as características citadas acima, realmente consegue ser tocante e reflexivo.

O ponto fraco são os furos no enredo. Viagem no tempo é um tema que tem isto inerente por causa de sua complexidade. Todavia, O Efeito Borboleta traz essas lacunas em excesso e que certamente poderiam ter sido evitadas. Contudo, não deixa de ser ótimo. Recomendado a todos!

Um comentário:

  1. Já me recomendaram demais esse filme, mas nunca assisti. Vou ver se assisto agora... Sua resenha foi bastante esclarecedora!

    blog-exlibris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...