quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Resenha: They Came to Baghdad, Agatha Christie

They Came to Baghdad (ou "Aventura em Bagdá", em português) foi o primeiro livro da Agatha Christie que li e confesso que pouco sabia sobre a autora. Considerada a rainha do crime, tenho um receio de que esse livro deve fugir um pouco às caraterísticas das suas  outras obras, que são marcadas por uma trama investigativa, com espionagem, mistério e crime como pontos principais da obra. Não que They Came to Baghdad não tenha essas características, mas talvez seria melhor descrito como uma "aventura investigativa". Em todo caso, como meu primeiro livro da autora que leio, a leitura foi muito agradável e envolvente, mesmo fugindo ao "padrão Christie".

Primeiramente, um ponto notável de diferenciação é o fato da protagonista não ser uma espiã ou detetive, porém, apenas uma jovem londrina em busca de uma boa aventura: Victoria Jones. A história se passa em Bagdá, mas se inicia em Londres. Sem emprego, Victoria conhece o jovem Edward numa praça em Londres e em poucos minutos de conversa se apaixona por ele. Ao descobrir que, no dia seguinte, ele iria a Bagdá a trabalho, seu espírito aventureiro é incitado e ela decide ir atrás de Edward na capital do Iraque. Lá, quando um misterioso homem morre no seu quarto de hotel, ela acaba por se envolver numa conspiração criminosa contra uma conferência entra as duas potências mundiais vigentes. A trama envolve muito mistério, investigação e espionagem, mas no entanto, tudo parece uma grande aventura na vida da protagonista Victoria Jones. 

As personagens são muito bem construídas, consideradas o ponto forte do livro. A protagonista, por exemplo, é interessante por ter reais qualidades e defeitos: uma jovem londrina que trabalha como datilógrafa (que não empenha muito bem seu ofício por escrever errado em demasia), que mente muito bem, mas, em contrapartida não sabe fazer suas "verdades soarem verdadeiras", e que possui  um espírito aventureiro um tanto ingênuo e tolo. Assim são também as outras personagens, cada uma com uma personalidade distinta e até mesmo caricata. A ambientação também é muito interessante, já que a história se passa num local não muito comum, inusitado: Bagdá.

Agora, falando da história e seu desenvolvimento, algumas coisas poderiam ter sido melhores. Primeiramente, a trama demora muito para deslanchar. Os primeiros capítulos narram, alternadamente, histórias de personagens que não têm aparente ligação. Até a metade, quando a trama realmente começa a desenrolar, o livro é uma mistura confusa de personagens e lugares que pode fazer um nó na cabeça do leitor. As aventuras de Victoria Jones começam mesmo na segunda metade da obra, a parte mais cativante da leitura. Mas vale a pena esperar. O enredo se baseia numa conspiração vaga e em acontecimentos e atitudes de alta improbabilidade, mas não deixa de ser envolvente. O mistério é constante, as personagens não são previsíveis e o desfecho é surpreendente.

Como primeira leitura de Agatha Christie, posso dizer que foi muito agradável e que estou animado para ler suas outras obras, principalmente as mais conhecidas. A leitura vale muito a pena, recomendo! :-)


8 comentários:

  1. Depois de você ter lido esse livro da Agatha - esse ainda eu não li, mas sou fã da autora - leia "O CASO DOS 10 NEGRINHOS"... esse é o melhor livro que já li dela. Se quiser, fiz resenha no meu blog há um tempo, e gostei bastante desse livro. Outro livro que recomendo é "Assassinato no Expresso do Oirente", "Cai o Pano" e um que - sorry, rs - esqueci o nome, mas se passa em um navio e tem o detetive Hercule Poirot.
    Agatha é uma ótima autora, e você logo ficará viciado nela :D Ótima resenha!

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ler esses outros livros dela! São mais famosos, portanto devem ser os melhores. Vou dar uma olhada nas suas resenhas, Joshua :-)

      Excluir
  2. Nunca li nada da autora e confesso que não tenho tanta curiosidade assim sobre a escrita dela.
    Porém, sempre que vejo alguém comentando sobre um livro dela, na maioria das vezes é de forma positiva.
    Acho que qualquer dia desço na biblioteca aqui da cidade para pegar este ou algum outro da autora emprestado.

    Beijos
    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já li um de um monte de livros da Aghata. Eu amei o livro que eu li!
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Agatha Christie é simplesmente incrível, meu sonho é ter todos os livros dela :)

    Estou te seguindo, se puder me segue tbm :)
    Beijoos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Para quem quiser ler o livro, aqui fica o link para o baixarem grátis: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Aventura-em-Bagda

    Também o recomendo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pedro...
    Eu adoro suspenses policiais, então quando finalmente resolvi ler algo da Agatha tinha grandes expectativas... e acabei me decepcionando, li Assassinato no Expresso do Oriente, não gostei. Depois li O Natal de Poirrot, gostei pouco mais que o anterior e depois li O Cavalo Amarelo, esse sim é bom, apesar de deixar a mesma sensação que os outros... parece que perto do final a autora cansa de escrever e joga o desfecho de qualquer jeito, pra terminar logo...
    Tenho esse livro aqui em casa, acho que consigo lê-lo ainda esse ano, mas não tenho certeza.

    Grande abraço!!!
    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
  7. Confesso que gosto d Agatha cristhie e já li bastante livros dela mas esse em especial foge do costumeiro. Precisei ler duas vezes para entender., rsrs. Amei. E recomendo. Bjos. Asry

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...