sábado, 15 de janeiro de 2011

As Crônicas de Nárnia

Título: As Crônicas de Nárnia
Autor: C.S.  Lewis

Sinopse:
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, Seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia.

Nos últimos cinquenta anos, As crônicas de Nárnia transcenderam o gênero da fantasia 'para se tornar parte do cânone da literatura clássica. Casa um dos sete livros é uma obra-prima, atraindo o leitor para um mundo em que a magia encontra a realidade, e o resultado é um mundo ficcional que tem fascinado gerações.

Esta edição apresenta todas as sete crônicas integralmente, num único volume magnífico. Os livros são apresentados de acordo com a ordem de preferência de Lewis, cada capítulo com uma ilustração do artista original, Pauline Baynes. Enganosamente simples e direta, As crônicas de Nárnia continuam cativando os leitores com aventuras, personagens e fatos que falam a pessoas de todas as idades, mesmo cinqüenta anos após terem sido publicadas pela primeira vez.

   Nesse volume único estão todos os sete livros da crônicas de Nárnia. As Crônicas estão organizadas da acordo com a preferência do autor, e a preferênia do autor é a ordem cronológica da história. Vai da criação de Nárnia, em "O sobrinho do mago", até o fim de Nárnia, em "A Última Batalha", e entre esses são narradas as aventuras dos que visitam a terra encantada. Os livros tem bastante aventura, perigo, mas o autor trabalha as virtudes e a relação entre personagens. Percebe-se elementos religiosos nos livros como Aslam, que tem um papel de Deus na história. Então quando as crianças vão para Nárnia, elas aprendem a serem pessoas melhores (como Estáquio), e quando já estão crescidas, não devem mais voltar, devem viver em seus próprios mundos com o que aprenderam em Nárnia. A leitura é leve, o texto é bem simples, para crianças mesmo. O livro mais chatinho é o primeiro, que conta a criação de Nárnia; mas todos os outros são bons. Os personagens que mais se destacam são o quarteto de irmãos Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro, que ficam mais tempo em Nárnia. Aslam o poderoso leão poderia ter mais participação nos livros(em alguns ele quase não aparece).
   C.S. Lewis com certeza construiu um mundo fictício que permanecerá por muito tempo nas estantes das pessoas. Vamos esperar que todos os livros sejam adaptados para o cinema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...