segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Percy Jackson e os Olimpianos


Percy Jackson e os Olimpianos
Rick Riordan

Sinopse - O Ladrão de Raios:

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

a
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos – jovens heróis modernos – terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que fúria dos deuses.

Sinopse - O Mar de Monstros:

Segundo volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.

É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles.

Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.

Sinopse - A Maldição do Titã:

Aguardado com ansiedade pela grande rede de fãs da série Percy Jackson e os Olimpianos, "A Maldição do Titã" dá continuidade à elogiada combinação de mitologia, aventura e muita ação que se tornou sucesso entre o público jovem brasileiro.
Com uma base de fãs-clubes que alimenta espontaneamente diversos blogs, sites e comunidades na internet, divulgando, discutindo e acompanhando os lançamentos, Percy Jackson e os Olimpianos ganha ainda mais projeção com a expectativa da chegada ao Brasil da adaptação cinematográfica de O Ladrão de Raios, primeiro livro da saga. Aposta da Fox Film para as férias escolares, o filme tem lançamento previsto para fevereiro de 2010 e foi dirigido por Chirs Columbus, responsável por sucessos como Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta.
Nesse terceiro livro da série, um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e os meios-sangues estarão frente a frente com o maior desafio de suas vidas: A Maldição do Titã.

Sinopse - A Batalha do Labirinto:

Com mais de 150 mil exemplares vendidos em todo o país e prestes a estrear nos cinemas, a série Percy Jackson e os Olimpianos chega agora a seu aguardado quarto volume: A batalha do Labirinto.
O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses - o Acampamento Meio-Sangue - não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão: deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.

Sinopse - O Último Olimpiano:

O aguardado desfecho da série que já ultrapassou a marca de 500 mil exemplares vendidos e é destaque nas principais listas de best-sellers do país. Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.


Resenha
Apesar de ser sobre um tema já muito usado em outros livros, Percy Jackson e o Ladrão de Raios aborda a mitologia grega de uma forma diferente, sem seguir-la a risca, e quando é dito a risca, siginifica não usar necessariamente os mesmos hérois sempre abordados em primeiro plano, (como Hércules e Teseu) e sim personagens criados pelo autor e que vivem em pleno século XXI, e que de uma hora para outra descobrem que são filhos de Deuses. Vale ressaltar que Percy, Annabeth, os principais semideuses do primeiro livro, descobrem "suas raízes" em "tempos" diferentes. Então são esses elementos inovadores da narração que deixam a história do livro mais cativante, principalmente para os jovens que se acabam se indentificando com os personagens.

A história do livro, pode até parecer simples no início, mas durante o livro o leitor vai tendo surpresas, e acaba percebendo que a narração é bem mais abrangente, e complexa, tornando a mesma impossível de ser concluída em um volume só. Assim, Rick Riordan entra para o "hall" de grandes autores pelo modo como transforma seus conhecimentos sobre mitologias, em histórias inovadoras, que podem à princípio parecerem simplórias, mas que no seu decorrer se revelam cativantes, e mais complexas e interessantes que se imagina. Não obstante, é possível notar que Riordan é um autor em crescimento, pois, principalmente nos primeiros livros escritos por ele, em suas histórias pode-se perceber uma linguagem um pouco infantil, não apenas pelo simples vocabulário, mas também pela fácil compreensão do livro, e por alguns elementos que deixarem claro o que foi citado mais em cima, como xingamentos infantis, e apelidinhos "bestas". Mas ao mesmo tempo que nota-se isso, a cada narração dele percebe-se histórias que exigem mais concentração, exigem um vocabulário mais aprimorado, e exigem também leitores mais velhos(de adolescentes para cima) e com maior dedicação.

No fim das contas, Percy Jackson e os Olimpianos é altamente recomendável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...