quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

[RESENHA] Eragon

Título: Ciclo Herança- Eragon
Autor: Christopher Paolini


Dessa vez eu não colocarei a sinopse na postagem, já que muitas vezes são longas e ocupam muito espaço.Eu mesmo farei um pequeno resumo da história do livro (como era nas postagens iniciais do blog).Assim o texto ficará mais breve e limpo!

Então vamos ao que interessa."Eragon" é o primeiro livro da série "Ciclo Herança" (antiga trilogia) escrito por Christopher Paolini, seu romance de estreia. O livro conta a história de Eragon, um garoto que encontra, por acaso, numa floresta, um ovo de dragão que eclode para ele, tornando-o um Cavaleiro de Dragão.Ele lhe dá o nome de Saphira e descobre que ela tem uma ligação especial com ele como se um fosse um feito para o outro.A partir desse momento ele entra em grande perigo e sua vida muda da da noite para o dia.Eragon parte em uma jornada perigosa com Brom, um velho contador de histórias de seu vilarejo, e ao decorrer da história sua aventura vai tomando diferentes rumos e ele acaba percebendo que a sua responsabilidade como Cavaleiro de Dragão é bem maior do que ele pensa.


Esse livro é muito legal mesmo! Tem dragões, magia, elfos, anões, e um ritmo perfeito. Em nenhum momento (pelo menos na minha opinião (; ) o livro fica canstativo ou maçante. Já que eu gostava de Deltora Quest (que, como diz a contra capa, é uma terra de montros e magia) era provável que eu gostasse de Eragon. Entretanto Eragon tem uma história , mesmo que um pouco, mais bem elaborada e maior( os livros de "Deltora" eram muito pequenos!). Cheio de partes hipnotizantes, fugas e batalhas, Eragon é um livro para todas as idades!


Tem pessoas que comparam a história de Christopher a Star Wars e "Senhor dos Aneis" como se fosse um ponto negativo. Paolini começou a escrever Eragon com quize anos! Nada mais natural que haja influência de alguns autores e histórias. Se existe um ponto franco, na minha humilde opinião, é esse: talvez o autor tenha mudado muito de ideia mudando o rumo de história de repente: Eragon parte um uma jornada com um objetivo e acaba cumprindo outro!


Mas como vocês perceberam, as coisas boas superam as ruins. Para quem gosta de histórias fantástica (com dragões ;D), Eragon é um boa pedida!

10 comentários:

  1. Tenho os treês livros, mas não consigo passar da página 70 de Eragon. Acho totalmente massante e arrastado, é um história que quero ler mais para a frente, quem sabe agora não seja o mmomento certo!?

    Abraços,
    William,
    www.viciodecultura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dê mais uma chance a Eragon, William!É que o começo é mais parado mesmo, mas depois fica bom!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro, acho ele ótimo! William, você realmente tem que dar uma chance par ao livro. Eu por exemplo odiaava as partes do Roran! Hahahaha. Anyway, muita gente compara o Paollini aos grandes como se isto fosse uma coisa ruim, acho injusto. Com 15 anos escrever isto prova que ele é um excelente escritor. Parabéns pela resenha ^^

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

    ResponderExcluir
  4. A história de Eragon é muito bem elaborada e as referencias a SdA e Star Wars são ótimas, o único livro do Ciclo que me foi mais cansativo de ler foi Eldest, mas Brisingr chegou depois pra superar tudo. Pra mim o ponto negativo de Eragon é o próprio Eragon, e isso deve se dever ao fato de Paollini amar seu personagem, porque as vezes quando o autor gosta muito do principal ele tem tendências a virar um grande "motherfucker" de uma hora pra outra, o que enfraquece a história. No seu total é um ótimo livro pra se apreciar e recomendadissimo para os fãs de fantasia a la Tolkien.

    ResponderExcluir
  5. O grande "motherfucker" do Ciclo na minha opinião é o Roran.A autor exagerou XD

    ResponderExcluir
  6. Esse livro sempre me chamou a atenção, gosto bastante de literatura fantástica, com dragões, bruxos e elfos.

    Mas não gosto muito de livros grandes, quando a leitura demora muito acaba se tornando cansativa. Mas pretendo lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  7. Andy, "Eragon" foi o primeiro livro "grande" que eu li, então eu aprendi a gostar de livros grandes com "Eragon".Depois só foi aumentando: Eldest, Brisingr, Coração de Tinta...

    ResponderExcluir
  8. Tem selinhos para você no blog!
    Bjus!

    Andréa,
    www.fundofalso.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é mesmo muito bom e tem um ritmo que deixa a gente com vontade de ler mais e mais. Notei muita influência de Senhor dos Anéis na história sim, mas isso é normal. É praticamente impossível um escritor fazer um livro totalmente independente, sem influências de outros autores.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...