sábado, 22 de janeiro de 2011

A Luneta Âmbar

Título:Trilogia Fronteiras do Universo-A Luneta Âmbar
Autor:Philip Pullman
Sinopse:
Já na primeira cena, este último volume da trilogia Fronteiras do Universo faz o coração para bater mais forte. Descobrimos quem capturou Lyra no final de A Faca Sutil, mas não está claro se as intenções desse alguém são boas, más, ou uma mistura dos dois. Will ainda possui a lâmina que pode fazer cortes entre os mundos.
Agora, chegam dois companheiros voadores, determinados a escoltá-lo ao esconderijo montanhoso de Lorde Asriel. Mas Will tem um único objetivo: resgatar sua amiga e devolver para ela o aletiômetro, o instrumento que já lhe revelou tanto em A Bússola de Ouro e A Faca Sutil.
Com a ajuda de amigos, Lyra é resgatada de seu cativeiro nas montanhas do Himalaia e parte para a Terra dos Mortos, onde precisa libertar fantasmas aprisionados por uma figura opressora de poderes quase divinos, a Autoridade.
Lyra é a Eva dos novos tempos, e terá que travar uma nova e surpreendente batalha entre o Bem e o Mal. Ao longo de sua aventura, Will e Lyra amadurecem e, no fim, o destino dos vivos - e dos mortos - dependerá de suas escolhas.

   Luneta Âmbar é muito bom, senão perfeito. Fecha com chave de ouro a Trilogia Fronteiras de Universo. A obra é grandiosa, com batalhas épicas entre o bem e o mal, viagens ao submundo e seres de outro mundo. O livro é espesso mas isso não é problema: tem um ritmo frenético e a leitura flui, não é cansativo. Philip Pullman cria um mundo fantástico onde existem (além de ursos falantes, feiticeiras, deamons, anjos e objetos com poderes sobrenaturais) os mulefas, animais inteligentes que andam sobre rodas e os galivespianos , homenzinhos minúsculos como insetos que até possuem ferrão (são bastante úteis como espiões). A história de Pullman enche a imaginação com suas cenas que misturam ação, suspense, religião. Como nos dois livros anteriores o autor não economiza em suas ideias corajosas. Apesar do livro não ser livre de alguns clichês, dou nota dez!


Um comentário:

  1. Li esse livro e gostei muito! A triolgia é uma das minhas preferidas, só perde pra Mundo de Tinta :D Legal seu blog.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...